sábado, 22 de agosto de 2009

Toronto, Canadá, Quinta feira, dia 20 de janeiro de 1994.

Um grupo de aproximadamente 160 pessoas está reunido em uma pequena igreja Toronto Airport Vineyard Christian Fellowship para ouvir um pastor dos EUA, Randy Clark. De repente a presença do Espírito Santo se manifesta poderosamente naquela sala, e o avivamento de maior duração dos tempos modernos começa.

"A primeira noite, 20 de janeiro de 1994, foi poderosa. Eu estava impressionado pela força com que o Senhor estava se movendo. Pessoas caíam ao chão e ficavam 'fora do ar' por um período longo, alguns por mais de uma hora. Outros começaram a rir e não podiam parar. Uma mulher que pareceu embriagada pelo Espírito Santo foi curada, e outras também."
"Na última noite das quatro agendadas, Deus veio com grande poder. Uma expectativa e alegria muito grandes tomavam conta do lugar. Eu estava impressionado com as pessoas se levantando e tentando falar e descobrindo que não podiam falar. Pessoas saíam dos encontros carregada, porque não podiam caminhar. Mais uma vez riso, choro, arrependimento, cura, pessoas caindo no chão, bençãos de paz e grande poder no culto."
"Eu estava impressionado com o número de adolescentes que estavam sendo tocados. Porque eu pensei que não podia pregar mais que dois sermões, sendo que um era meu testemunho, eu tinha levado comigo Bill Mares, meu pastor auxiliar que ensinava às crianças, para pregar duas vezes. Como Bill pregava para as crianças e jovens, Deus continuou a vir ainda mais sobre os jovens. Eles estavam chorando e sentindo o poder de Deus sobre seus corpos. A multidão continuava a crescer, eles estavam trazendo seus amigos, e estes se convertiam. Um jovem com mais ou menos 20 anos de idade teve sonhos sobre o juizo final que ficaram gravados em sua mente e ele veio aos encontros e rededicou sua vida ao Senhor."

(Randy Clark, Spread The Fire edição 1 2001 - citado na revista O Pregador Ano II Núm 3)

Logo milhares de pessoas do mundo inteiro começaram a visitar aquela pequena mas poderosa igreja em Toronto. Escrevendo na revista Spread The Fire em 2004, Randy Clark disse:

"Quase dez anos se passaram desde que eu fui para Toronto para a igreja pequena ao lado da pista do aeroporto. É difícil de acreditar o impacto deste mover de Deus ao redor do mundo. Eu estava lendo um relatório da Inglaterra recentemente que declarou que mais de 55,000 igrejas foram tocadas só no primeiro ano. Eu continuo ouvindo testemunhos de pastores que foram transformados pela renovação e foram para verdadeiramente abalar nações. Não somente comunidades e às vezes até mesmo nações têm sido afetadas, mas também minha vida foi mudada poderosamente, e eu nunca mai serei o mesmo."

(Randy Clark, Spread the Fire edição 1 2004)

O mover de Toronto tem similaridades com os acontecimentos no começo do movimento das igrejas Vineyard, no ínicio da década de 80. Mesmo com a saída da igreja de Toronto do movimento Vineyard, em dezembro de 2005, ela e suas igrejas aliadas continuam com uma forte influência da Vineyard, na sua teologia do Evangelho do Reino, no seu estilo de adoração e no seu modelo de ministração.

A Igreja Vineyard


John Wimber

No seu livro 'John Wimber - The Way it Was' (John Wimber - Como Foi), Carol Wimber, a esposa do já falecido líder do movimento, reconta um culto histórico com o evangelista Lonnie Frisbee, no Dia das Mães, 11 de maio de 1980 (algumas fontes dizem que foi, de fato, no ano de 1981):

John abriu o culto, dizendo apenas algumas palavras sobre Lonnie sendo usado no Movimento “Jesus People”, e então ele o apresentou, mas ficou lá em cima no palco atrás do seu teclado o tempo inteiro, enquanto Lonnie falou. Podendo intervir se alguma coisa estranha acontecesse.
Ele era articulado, profundo e engraçado, e John parou de preocupar-se e se divertiu com Lonnie, junto com todo mundo. Quer dizer, até o fim. Depois do aplauso alegre, John, cheio de alegria, começou a se levantar do teclado para pegar o microfone e fechar a reunião. Ele não era bastante rápido. Enquanto John ainda estava planejando as suas palavras finais, Lonnie pediu que todo mundo com menos de vinte e cinco anos viesse à frente. Sendo que isso era quase toda a congregação, todo mundo se juntou em frente do palco até que ninguém mais pudesse entrar. Então ele fez a sua favorita e famosa invocação profética: ‘Durante anos a igreja tem magoado o Espírito Santo. ' (pausa.) ‘Mas ele está superando isso! ' (Gritando agora). ‘Vem, Espírito Santo! '
Eu li em algum lugar recentemente um depoimento da uma suposta testemunha ocular que diz: ‘O evangelista jovem estava gritando “Mais Senhor, mais” e “Jesus é o Senhor”’. Eu estava lá e eu estou aqui para lhe falar que todo mundo estava gritando, e você não pode ouvir nada, senão o rugido da multidão, com centenas de pessoas sendo cheias do Espírito Santo ao mesmo tempo e gritando em voz alto em línguas estranhas. As cadeiras estavam caindo e as pessoas caindo em cima das cadeiras caidas. Os líderes que ainda poderiam funcionar estavam gritando um ao outro e a cena era de confusão total. Outros estavam gritando que estavam indo embora dali. O jovem Tim Pfeiffer caiu de bruço, puxando o microfone debaixo dele, e se nós ainda tivéssemos o pensamento de manter qualquer tipo de reputação de respeitabilidade, foi para o teto do ginásio junto com a voz de Tim gritando incontrolavelmente em línguas com o volume no máximo porque alguém tinha se chocado com a mesa de som.

(Carol Wimber - John Wimber - The Way it Was)

De Toronto, o fogo de avivamento começou a se espalhar rapidamente.

Nenhum comentário: