sexta-feira, 19 de junho de 2009

Profeta Músico - Ministro com Autoridade
Por Don Potter

Descobri algo interessante no dia em que eu estava consultando a palavra profeta no grego. Eu estava tentando achar a conexão entre profeta e músico.

A Chave Bíblica Grego/Hebraico Zodhiates compartilha da mesma definição da versão Strong para profeta: aquele que declara os oráculos, aquele que atua pelo Espírito divino.

Mas ela continua a dizer: No tempo de Samuel, havia homens que o seguiram, louvando a Deus por meio de canções e tentando chamar as pessoas de volta a Deus. Isso realmente chamou minha atenção. Eu conhecia o texto de II Reis 3:15 que fala de Eliseu, o profeta, solicitando um ministro que tocasse antes que ele profetizasse; mas, até então, eu não estava ciente dessa parte da definição da palavra profeta.

Eu sempre soube que o ministro podia profetizar, mas agora vejo que surge algo diferente. A música que o Senhor está liberando para o ministro que espera nEle e procura um relacionamento com Ele, chamará as pessoas de volta a Deus. A capacidade atraente da música tem um propósito muito mais importante além de abençoar o músico - sua intenção é evangelística. Eliseu pediu um ministro para ajudá-lo ouvir a voz do Senhor a respeito de uma batalha iminente na qual Israel estava prestes a entrar. O rei de Israel pediu a Eliseu que buscasse uma direção do Senhor sobre a batalha. No entanto, Eliseu estava zangado com o rei por causa dos falsos profetas que já o tinha influenciado, e isso se torna visível quando ele responde à petição do rei ao dizer, "Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe." (II Reis 3:13).

Acredito que Eliseu tinha mais de uma razão para chamar um ministro para que ele pudesse profetizar. Penso que a primeira razão era acabar com a raiva que ele sentia em relação ao rei de Israel. O segundo era ter os céus abertos para que ele fosse capaz de ouvir o Senhor. Havia algo no som do músico habilidoso que fechava a boca do inimigo. Essa idéia é provada anteriormente nas Escrituras quando Davi foi chamado para tocar a harpa diante de Saul para acalmá-lo quando os espíritos atormentadores que o incomodavam (I Samuel 16: 15-16). Os homens de Saul, de alguma maneira, sabiam que se um músico "inteligente" e "habilidoso" tocasse quando Saul fosse atormentado, ele seria liberto. Os homens de Saul estavam corretos, e, quando Davi tocou, Saul experimentou paz.

Meu primeiro pensamento quando leio isto era, "Que espécie de músico inteligente era esse?" Então conferi a palavra inteligente e encontrei a palavra hebraica yada. Significa conhecer, perceber, experimentar, ser hábil, descreve um saber íntimo, e realmente usa a minha palavra favorita para descrever música - sentimento. Para tornar-se íntimo da música, você terá de tornar-se íntimo do Criador dessa música. Para aprofundar-se em qualquer forma de arte, você deverá recorrer ao Arquiteto de todas as formas de arte - o Deus Onipotente.

SAUL CANTA COM OS PROFETAS

Antes que Saul se tornasse o primeiro rei de Israel, Samuel, o profeta, tinha algumas coisas que ele queria que Saul experimentasse. "Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando e o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás outro homem" (I Samuel 10:5-6). Esses são os músicos que são mencionados na definição de profeta na Strong. Estes são aqueles que tocavam e profetizavam para trazer as pessoas de volta a Deus. Samuel sabia que esses músicos/profetas tinham autoridade suficiente para poder mudar a atmosfera espiritual de modo que Saul pudesse receber sua primeira dose da experiência profética que ele iria necessitar como rei.

O MINISTRO USADO COMO PROTEÇÃO

Apesar deste evento que mudou a sua vida, Saul mais tarde encheu-se de ciúme e de temor de Davi destituí-lo depois que ele tinha contrariado as instruções de Samuel, o profeta. Quando ele percebeu que Davi fora ungido para ser rei no seu lugar, Saul mandou que Davi fosse trazido à sua presença. Agora esses mesmos profetas/músicos que dirigiram Saul à sua primeira canção do Espírito seriam usados por Deus para serem uma proteção para Seu ungido. Saul enviou mensageiros para levar Davi e quando viram-no na companhia dos profetas profetizando, e Samuel à frente deles, o Espírito de Deus tomou os mensageiros de Saul, e eles também profetizaram. E quando contaram a Saul, ele enviou outros mensageiros, e eles profetizaram da mesma maneira. E Saul enviou mensageiros pela terceira vez, e eles também profetizaram (I Samuel 19:20-21).

Saul foi a este lugar levar Davi e ele também profetizou. As Escrituras dizem que Saul desnudou-se, caiu no chão e declarou a palavra de Deus toda a noite (I Samuel 19:24). O Espírito do Senhor veio a Saul como aconteceu aos outros homens enviados para levar Davi. Embora leiamos esse texto e não pensemos em nada sobre isso, imagine um líder de uma nação decidindo matar seu adversário e, durante uma tentativa, ele desnuda-se e cai no chão profetizando a vontade de Deus durante todo o dia e toda a noite. E tudo isso só por que ele se aproximou de alguns músicos com um profeta que estavam lá.

Esse é o poder que pode ser liberado quando aqueles que são chamados se posicionam em seus lugares. Eu quero lembra-lo que esses músicos viveram tudo isso o tempo todo. Eles passaram todo o tempo em que estavam acordados tocando no Espírito e profetizando no Espírito.

Novamente, é o relacionamento com Deus que dá autoridade.

Por Don Potter

Direitos reservados.

Tradução: Daniel Deolindo - Aluno da Escola Adorando

Nenhum comentário: